Home    REI Revista    Contato    
» Notícias Feiras e Exposições Press Release Comércio Exterior Qualidade Total
Produtos Industriais
Distritos Industriais
Press Release
Noticiário Industrial
Comércio Exterior
Feiras e Exposições
Qualidade Total
Produtos Industriais:
Distritos Industriais:

Universidades e Indústria: parceria de sucesso!

As empresas que buscarem soluções, inovação e produtividade no conhecimento acadêmico estarão um salto à frente da concorrência

 

Por Liliane Bortoluci

 

Não há dúvida de que o desenvolvimento tecnológico, econômico e social das nações depende em grande parte da relação entre o conhecimento gerado nas universidades e o setor produtivo. Países como China, Coreia do Sul e Índia, para citar apenas alguns, oferecem fartos exemplos dos benefícios dessa parceria.

No Brasil, a indústria vem cada vez mais recorrendo às universidades na busca por produtividade, inovação, competitividade e desenvolvimento de novos projetos e startups.

As feiras setoriais têm papel relevante para promover essa aproximação. Em maio do ano passado, a Expomafe abriu espaço para o tema com uma palestra dos professores Elson Longo e Ernesto Chaves Pereira, diretor e coordenador de transferência de tecnologia do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiado pela FAPESP.

Na oportunidade, o professor Longo destacou que quanto mais duradoura, mais benéfica é a parceria entre indústria e centros de pesquisa, e ilustrou sua apresentação com exemplos de empresas em busca de soluções para aumento de produtividade e inovação que recorreram ao conhecimento científico para encontrá-las.

A palestra não poderia ter sido mais oportuna: se deu numa feira setorial que reuniu milhares de industriais tanto do lado dos expositores quanto dos visitantes, e num momento em que as empresas manifestavam a necessidade deatualizarem suas plantas para a retomada econômica que se anunciava. A apresentação teve lugar no ambiente mais tecnológico e inovador de toda a feira, o Demonstrador de Manufatura Avançada. E se há uma aplicação que melhor exemplifique os ganhos da parceria academia-fábrica nos dias de hoje é a Indústria 4.0!

No papel de promotores de feiras industriais, nossa missão é continuar colaborando para estreitar esse relacionamento. Na próxima edição da FEIMEC, que acontece de 24 a 28 de abril, teremos um ambiente especial dedicado ao conhecimento científico e sua aplicação no processo industrial, o Parque de Ideias, que já tem participação confirmada com algumas das principais instituições de ensino do País.

A parceria entre universidades e indústrias não é uma “tendência”, não é o “futuro”. Ela é uma realidade, aqui e agora! Quanto mais cedo as empresas entenderem e aplicarem esse conhecimento, maior será seu diferencial competitivo.

Liliane Bortoluci, diretora da feira Feimec

Produção da Air Safety reduz importação de máscaras de proteção respiratória

A quantidades de importações despencou em pouco mais de 20 anos o que gerou significativa economia de divisas na balança comercial brasileira

Quando do início da Air Safety no mercado Brasileiro na área de proteção respiratória, em 1994 o mercado de produtos para proteção respiratória o Brasil importava o equivalente a US$ 70 milhões. Hoje, mais 20 anos depois, a importação está restrita a US$ 18 milhões. No início das atividades, a Air Safety apresentava apenas 12 colaboradores. Hoje se constitui em uma das maiores empresas nesse setor conta com aproximadamente 180 funcionários.

Com grande parte de sua produção voltada ao mercado interno e a empresa, que sempre investiu em tecnologia e inovação, hoje possui 10 patentes e 28 marcas registradas no Brasil e no exterior.

Para se manter a Air Safety em dia e aumentando os investimentos em época de economia instável mostra a responsabilidade da empresa com o Brasil, “é difícil uma empresa se manter no Brasil hoje, a nossa carga tributária e imensa sendo que pouco investimento do governo em obras de infraestrutura para gerar empregos e desenvolvimento.

Hoje, para que os empresários tenham um retorno positivo do dinheiro investido, é preciso muita inteligência e planejamento a longo prazo”.

“No entanto – aqui pensamos no quanto podemos fazer pelo país, estamos preocupados em gerar empregos e oferecer o melhor para os nossos clientes, por isso estamos o tempo todo investindo em tecnologia e melhorias para nossa área”.

Vervi Assessoria de Imprensa - imprensa01@grupovervi.com.br

 
Inovesys e-commerce